top of page

Propósito


pato em alvo propósito

Venho há algum tempo refletindo, lendo e discutindo com diversas pessoas sobre propósito.

Há diversas formas de encarar propósito, diversas teorias. Minha pretensão não é esgotar os diversos pontos de vista mas compartilhar um pouco do meu.

Então, aqui vai:


Propósito é mais sobre o caminho do que sobre o destino

Gosto de pensar que o propósito tem que estar mais ligado à forma como você age e busca por aquilo que você deseja do que o fim, por si só. Um exemplo é: se você deseja ser referência em Excel, acredito que deva encarar como seu propósito acumular conhecimento, questionar e entender a fundo sobre Excel. Além de tudo, isso tende a ajudar a reduzir sua ansiedade, dado que seu foco está no processo não no produtos final.


Propósito é mais sobre ser do que ter

Pode parecer óbvio mas, em conexão ao ponto acima, acredito que propósito deva estar ligado a atitudes e forma de pensar. Do contrário, vira meta


Propósito é mutável

Não acredito na história de propósito de vida. Acredito que somos uma conjuntura de vários contextos diferentes nos quais o propósito pode, naturalmente, variar. O mundo evolui tão rápido que acredito ser natural que nosso processo de evolução também avance e mude nossas perspectivas


Propósito é individual

Acredito ser extremamente importante cada pessoa ter o seu propósito. Não é fácil chegar lá, como muita coisa na vida, é uma curva de aprendizado e, como dito, pode mudar. Mas é algo muito importante que ajuda a dar perspectiva em momentos complicados e servir de bússola quando a vida coloca caminhos diversos em nossa frente.


E aí, já sabe qual o seu propósito?

Comentários


bottom of page